PLANO DE NEGÓCIO


COMO MONTAR PLANO DE NEGÓCIOS?

Um roteiro precioso para você planejar a sua empresa e criar um documento vivo que descreve os objetivos de um negócio.

O Plano de Negócios é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. Desenvolver um é sinal de maturidade e planejamento. O plano de negócios é um documento que auxilia o empreendedor e traz mais segurança para se alcançar o êxito e ampliar ou promover inovações.


PARA QUE FAZER UM PLANO DE NEGÓCIOS?

Assim como para construir uma casa, organizar uma festa, viajar para o campo ou para o litoral, é necessário fazer um planejamento, ou seja, a casa, a festa e a viagem não vão se realizar apenas porque assim desejamos, mesmo que seja um desejo ardoroso. Ideias assim nascem em nossos corações, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo. No mundo empresarial é a mesma coisa. Assim você vai entender porque fazer um plano de negócios.

Voltando às comparações, para que uma viagem aconteça é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras coisas. Se, para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negócio! E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido.

Para a organização das ideias é que foi criado o Plano de Negócio. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, ele será o mapa do percurso.


QUAL IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO?


A importância do plano de negócio passa por orientar o empresário na busca de informações detalhadas sobre o ramo de atividade, os produtos e serviços que a empresa irá oferecer, bem como os clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da ideia e com a gestão da empresa. Ao final, o plano de negócio irá ajudar a responder a seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar meu negócio?”.

Lembre-se de que a preparação de um plano de negócio é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita, mas muita criatividade!


O QUE DEVE CONTER EM UM PLANO DE NEGÓCIOS E O QUE É PRECISO CONHECER?

Dados cujo conhecimento é necessário para o desenvolvimento do negócio.


CONHECER O RAMO DE ATIVIDADE PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS

Definir produtos e analisar o local de estabelecimento constituem algumas das medidas que o empreendedor tem de levar em consideração na hora da elaboração do plano de negócios. É preciso conhecer alguns dados elementares sobre o ramo em que se pretende atuar e as possibilidades de atuação no segmento (exemplo: confecção é o ramo; pode-se atuar com jeans, malha, linho, público infantil, adulto, feminino).


CONHECER O MERCADO CONSUMIDOR PARA A DEFINIÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS


O estudo do mercado consumidor é importante para a definição do plano de negócios, pois abrange as informações necessárias para a identificação dos prováveis compradores. O que produzir, de que forma vender, qual o local adequado para a venda, qual a demanda potencial para o produto. Essas são algumas indagações que podem ter respostas mais adequadas quando se conhece o mercado consumidor.


CONHECER O MERCADO FORNECEDOR COMO UMA DAS ETAPAS DO PLANO DE NEGÓCIOS

Para iniciar e manter qualquer atividade empresarial, a empresa depende de seus fornecedores (Mercado Fornecedor). O conhecimento desse mercado é uma das etapas do plano de negócios e se reflete nos resultados pretendidos pela empresa. Mercado fornecedor é aquele que fornece à empresa os equipamentos, máquinas, matéria-prima, mercadorias e insumos necessários ao seu funcionamento.


CONHECER O MERCADO CONCORRENTE É FUNDAMENTAL PARA O PLANO DE NEGÓCIO DE UMA EMPRESA

O mercado concorrente é composto pelas pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou semelhantes aos que sua empresa pretende oferecer. Esse mercado é fundamental para o plano de negócio de uma empresa e deve ser analisado de maneira que sejam identificados: Quem são os concorrentes?; Quais mercadorias ou serviços oferecem?; Quais são as vendas efetuadas pelo concorrente?; Quais os pontos fortes e fracos da concorrência?; Fidelidade da clientela em relação à concorrência?


DEFINIR PRODUTOS A SEREM FABRICADOS OU COMERCIALIZADOS É PRIMORDIAL MESMO EM UM PLANO DE NEGÓCIO SIMPLES


Mercadorias a serem vendidas, comercializadas ou serviços a serem prestados são itens essenciais mesmo em um plano de negócio simples. É preciso conhecer detalhes do seu produto / serviço e oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seu mercado. Também é importante definir qual a utilização do seu produto / serviço, qual a embalagem a ser usada, tamanhos oferecidos, cores, sabores etc.


PARA FAZER UM PLANO DE NEGÓCIOS É PRECISO ANALISAR A LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA

Ao fazer um plano de negócios é preciso analisar onde montar em empresa. Essa escolha pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.


CONHECER MARKETING PARA COMPOR O PLANO DE NEGÓCIOS

Marketing é um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa para que atenda desejos e necessidades de seus clientes. As atividades de marketing podem ser classificadas em áreas básicas, que são traduzidas nos 4P ‘pes’: Produto, Preço, Propaganda (Comunicação) e Praça – PDV (Pontos de Venda). Esses itens devem compor o plano de negócios.


EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS DEVEM LEVAR EM CONTA O PROCESSO OPERACIONAL

Este item trata do ‘como fazer’. Quando se fala em empreendedorismo e plano de negócios devem ser abordadas questões de suma importância (Golden Questions) como: Que trabalho será feito e quais as fases de fabricação / venda / prestação de serviços?; Quem fará?; Com que material?; Com que equipamento?; Quando fará? De que forma fará?. É preciso verificar quem possui conhecimento e experiência no ramo: O empreendedor, um futuro sócio, um profissional contratado, etc.


PROJETAR O VOLUME DE PRODUÇÃO, DE VENDAS OU DE SERVIÇOS NO PLANO DE NEGÓCIO


É prudente que o empreendedor / empresário considere a necessidade e a demanda do mercado consumidor no plano de negócio. Com isso, pode-se dimensionar a capacidade dos recursos materiais – máquinas, instalações, versus a disponibilidade de recursos financeiros, bem como a disponibilidade de matéria-prima, mercadorias, embalagens e outros materiais necessários.


DESENVOLVER UM PLANO DE NEGÓCIOS PASSA PELA PROJEÇÃO DA NECESSIDADE DE PESSOAL

Identifique o número de pessoas necessárias para o tipo de trabalho e qual a qualificação que elas deverão ter para desenvolver um plano de negócios com conteúdo consistente.


ANÁLISE FINANCEIRA É A ÚLTIMA ETAPA DE PLANOS DE NEGÓCIO QUE DÃO CERTO

É necessário fazer uma estimativa do resultado financeiro da empresa, a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar o negócio, pois há de se fazer investimentos em local, equipamentos, materiais e despesas diversas para instalação e funcionamento inicial da empresa. Planos de negócio que dão certo contemplam, também, uma provisão de fluxo de caixa e capital de giro dimensionado de acordo com o tipo e porte de negócio.

Nós podemos te ajudar! Para saber mais informações, entre em contato com nossos consultores.

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