Você está aqui: Consultoria de Marketing Web Marketing

Web Marketing


O Web Marketing é denominado o conjunto de instrumentos que ressalta a presença ou a existência de uma empresa, profissional, pessoa física, ou mesmo uma ideia em uma área pré-definida ou em toda a internet.

Web marketing e marketing digital são termos relativamente recentes. Mesmo a palavra marketing ainda é bastante obscura para muitas pessoas. As diferenças entre elas são sutis e sujeitas a diferentes interpretações.

Marketing é o trabalho de criar valor, de disponibilizar e comunicar o produto certo para o cliente certo, gerando lucratividade para a empresa e benefícios para o consumidor. Portanto, devido a esta responsabilidade abrangente, as técnicas de marketing precisam ser aplicadas em toda uma organização.

Partindo de vendas e comunicação, passando pela produção, pós-venda, compras e até recursos humanos. Enfim, todos os setores de uma empresa e seus fornecedores devem ser envolvidos com o marketing.

Um bom profissional de marketing deve estar atento às mudanças externas e com o surgimento de novas tendências, para adequar estratégias e manter ou alterar o rumo da empresa, se assim for necessário.

O que torna a web diferente de todos os outros meios é que ela permitiu que a comunicação ganhasse escala mundial, deixasse de ser unilateral e se transformasse em uma via de mão dupla, onde qualquer um pode criar e divulgar conteúdo. É diferente dos meios de comunicação tradicionais, onde as grandes corporações detinham o poder da comunicação trabalhando exclusivamente a seu favor.

A internet concedeu a voz aos pequenos, ao povo, ao consumidor. No mundo digital é fácil encontrar manifestações políticas, recomendações de produtos, reclamações de clientes indignados, propaganda positiva e negativa. Estão lá, para quem quiser ver! O que sua empresa faz com relação a isso?

Desde sua criação até os dias de hoje, vimos novas empresas surgindo e tornando-se referência; vimos pequenas empresas ganhando participação de mercado graças a uma presença forte na internet; vimos gigantes em dificuldades por não investirem de maneira estratégica, acreditando que na internet tudo dá certo.

O ambiente digital tornou-se parte de nosso mundo e está presente em todo lugar, através de conexões wi-fi, de alta velocidade e de dispositivos móveis, como celulares, notebooks, tablets e smartphones.

Dessa forma, como esta nova realidade influencia o mercado? Quais mercados surgem? Quais serão ameaçados? Como estar na internet de modo eficiente? Como uma empresa pode aproveitar toda a potencialidade desse meio, sem ficar vulnerável à propaganda negativa e ou prejudicar a reputação conquistada? Como estar presente no mundo digital, já que ele avança e sem dúvida será o futuro?

As respostas estão nas ações de web marketing e marketing digital.

Web marketing é um novo segmento do marketing que se refere especificamente ao ambiente web. A palavra web, abreviação de World Wide Web (WWW), é o nome dado a um modo de navegação nas informações de rede, através de uma interface multimídia, a qual estamos tão acostumados a usar, onde é possível acessar bilhões de páginas contendo textos, imagens, vídeos, animações, links para outras páginas, formulários e outros recursos interativos. Portanto, o termo web marketing se refere a um tipo de utilização da internet que pode ser feita através de computadores, celulares e outros dispositivos digitais.

Já o marketing digital configura-se um termo mais abrangente que agrupa qualquer técnica de venda, relacionamento e promoção por meios digitais, como, por exemplo, a televisão digital, DVD, CD, o SMS e a também a internet. Em resumo, marketing digital é um conjunto de técnicas de divulgação/promoção e vendas em meios digitais. Tais meios distinguem-se de outros por permitirem a comunicação sob demanda, inteligente, personalizada em níveis individuais, interativa e a automatização de processos.

O web marketing refere-se a técnicas de comunicação e vendas aplicáveis a projetos de marketing digital para o ambiente web. Não consiste apenas em publicar banners ou estar bem posicionado em buscadores. Na verdade, o web marketing vai além. Não é algo separado do marketing como um todo, mas sim complementar. Trata-se de uma atividade atrelada não só a vendas, mas também ao relacionamento com diversos públicos como colaboradores, fornecedores, clientes, prospects, investidores e a sociedade global.

Algumas ferramentas podem ser citadas:

- Web Sites Institucionais
- Comércios Eletrônicos / Lojas Virtuais
- Hot Sites Promocionais / Landing Pages
- Social Commerce nas Redes Sociais (Marketing Viral)
- SEO (Search Engine Optimization)
- SEM (Search Engine Marketing)
- Email Marketing
- Portais Interativos Web 2.0 (Blogs / Videologs / Fóruns / Entre outros).

ESCOPO ESTRATÉGICO

Há tempos é notório que todo planejamento de marketing necessita contemplar estratégias para o mundo digital, pois é nele e, portanto, em qualquer lugar do mundo, onde cada vez mais pessoas estarão buscando informações, produtos e soluções.

Para obter maiores informações, por favor, entre em contato com nossos consultores.

Equipe PerspectivaMKT.

 

Consultoria de Marketing

Conheça nossa Consultoria de Marketing e metodologias de trabalho para os mais diversos tipos de planejamentos que envolvem o crescimento da empresa no mercado onde ela atua!