MARKETING INDUSTRIAL B2B


O QUE É MARKETING INDUSTRIAL B2B?

Quando falamos em B2B (Business to Business) nos referimos às relações entre empresas, então, o marketing industrial B2B é aquele voltado à construção de marca e comercialização de produtos para outras organizações e não para os consumidores em geral. Esse tipo de marketing segue os mesmos preceitos do B2C (Business to Costumer), porém suas ações visam gerar oportunidades de negócios no meio industrial.


QUEM UTILIZA O MARKETING INDUSTRIAL OU MARKETING B2B?


O marketing industrial ou marketing B2B é utilizado pelas empresas que comercializam produtos ou serviços exclusivamente para outras organizações ou que possuem parte de sua linha de negócios voltada a outras corporações. Exemplos disso são indústrias de máquinas de grande porte, fábricas de produtos químicos usados como insumos em outras linhas de produção, construtoras de shopping centers, empresas de TI (tecnologia da informação) na área de softwares de gestão, agências de publicidade, entre outras.


COMO FAZER MARKETING B2B E COMO DEVE SER O MARKETING ESTRATÉGICO INDUSTRIAL?

Empresas compram resultados e desempenho enquanto os consumidores em geral, na maior parte das vezes, buscam a realização de um desejo. Por isso, ao fazer marketing B2B deve-se pensar em uma comunicação racional e capaz de agregar valor à empresa do cliente. Nesse contexto, o marketing estratégico industrial exige um embasamento quantitativo e qualitativo mais elaborado, pois os tomadores de decisão são mais exigentes e geralmente a compra só é efetivada quando acordada e decidida em equipe.


QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING INDUSTRIAL E AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING B2B MAIS EFICAZES?


Ao contrário do mercado B2C, a mídia de massa, como rádio e TV, não é uma boa escolha. Estratégias de marketing industrial mais efetivas levam em conta a maior segmentação desse ramo. Focar em conteúdo na internet, em eventos corporativos e na qualificação do time de vendas são estratégias de marketing B2B mais inteligentes e que, certamente, dão mais resultados positivos. Hoje em dia, praticamente todas as empresas buscam fornecedores via web, por isso, ter uma presença digital de qualidade é fundamental para os negócios. Considere o Web Marketing e o Inbound Marketing como as melhores ferramentas para alcançar seu público.


O QUE COMPÕE UM PLANO DE MARKETING B2B OU PLANO DE MARKETING INDUSTRIAL?

Um plano de marketing B2B é produzido com foco nos três principais stakeholders: os clientes (empresas), os colaboradores e os acionistas. O objetivo do planejamento é melhorar e ampliar os relacionamentos da companhia, bem como, buscar a máxima satisfação das necessidades dos clientes. Por isso, um plano de marketing industrial elenca fatores-chave de sucesso; apresenta análise ambiental interna e externa à empresa (SWOT); determina metas e objetivos; define estratégias de precificação, de produtos, da área geográfica de atuação e das formas de divulgação; orienta a implantação das ações e sistematiza o controle e avaliação dos resultados.


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