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Planejamento Comercial

O Planejamento Comercial é desenvolvido visando objetivos específicos. É ele quem vai criar e avaliar todos os processos na Área Comercial e o Planejamento de Vendas das empresas.

Basicamente, os elementos que compõem a estrutura do Planejamento Comercial, são os seguintes:

- Política de Vendas: Toda empresa que se presa, tem uma equipe de vendas e uma política bem definida. Com prêmios, comissões e incentivos para todos os profissionais envolvidos. Mesmo que seja uma única pessoa, a empresa tem que ter no seu planejamento todo um estudo para saber exatamente, quando novos profissionais poderão ser incorporados nesse quadro;

- Material para Divulgação dos Produtos / Serviços: O material utilizado para divulgação deve respeitar certas normas pré-definidas já existentes no planejamento;

- Treinamento para os Profissionais de Vendas: Todo e qualquer treinamento deve levar em consideração: Conceitos pedagógicos, informações técnicas que serão passadas e grau de escolaridade e intelectualidade (daqueles que receberão e darão o treinamento). Dessa forma, um maior aproveitamento será atingido;

- Vendedores Internos:
Normalmente, são encontrados em lojas, imobiliárias, grandes centros de vendas ou simplesmente, postos avançados de vendas;

- Vendedores Externos: Esses profissionais são funcionários, registrados, que além de salário ajuda de custo e benefícios, podem até receber comissões e bônus por metas atingidas. Porém, o planejamento deve determinar quais valores possíveis poderão ser aplicados;

- Operadores de Telemarketing: Essa modalidade é confundida, muitas vezes, com os vendedores internos. Na realidade são profissionais que utilizam, basicamente, o telefone como ferramenta de trabalho e alguns textos previamente desenvolvidos;

- Representante Comercial: Esses profissionais não tem vínculo empregatício com a Empresa, porem tudo deve ser devidamente colocado no contrato de maneira clara e bem especifica. No planejamento, uma política, detalhada, devera ser criada para esse caso a parte;

- Ferramentas que Auxiliam nas Vendas: Nos dias de hoje, temos vários recursos para auxiliarem na área comercial. Exemplos: telefone, mala-direta, computadores, e-mails, redes sociais, Google, programas específicos para a área comercial e etc. Porém, cada ferramenta deve ser antes analisada e avaliada. Caso contrário agirão de maneira negativa no processo de vendas;    

- Expositores em Feiras, Eventos e Ações de Vendas:
Os expositores ajudam no que podemos chamar de venda indireta. Sua atuação é muito importante para causar uma boa impressão naqueles que visitam stand, supermercados e etc. Principalmente em lançamentos ou ações para fortalecer uma marca ou um produto;

- Avaliação dos Riscos Envolvidos:
Cada venda ou cada ação de vendas tem um custo. Para sabermos se vale a pena vender, ou não vender, no planejamento devera existir todo um trabalho visando esta questão. Isso facilita na hora de realizar uma determinada ação de vendas, quer seja em uma cidade, estado, pais ou até mesmo em um único cliente;

- Captação e Análise de Informações em Campo:
Um cliente insatisfeito, um produto com a embalagem sem as devidas informações, material de divulgação desatualizado, enfim, todas essas informações e muitas outras, vão ajudar a melhorar o planejamento comercial no seu dia-a-dia, por isso ele dever ser revisto sempre;

- Fidelização de Clientes: A importância desse item pode ser avaliada como a base para um salto maior. Clientes fidelizados geram um certo tipo de lucro sustentável  e essa informação ajudará a avaliar o quanto a empresa pode crescer;

- Captação de Novos Contatos:
No processo de vender, o aumento de pessoas comprando pode elevar os lucros e ajudar a fortalecer a marca. Mas tem um porém: Caso a máquina de vendas supere a sua capacidade de produção, o prejuízo pode ser incalculável, levando algumas empresas até a falência. Por isso é extremamente importante que no Planejamento Comercial tenha um estudo determinando, exatamente, quantos novos clientes a empresa pode receber por mês e o limite máximo de vendas.

No mundo globalizado, onde é possível conversar com uma pessoa do outro lado do planeta pela internet, todas as ações devem ser avaliadas e planejadas. Dessa forma, diminuiremos a margem de erro a parâmetros possíveis de se controlar. Caso contrário às perdas serão maiores e o crescimento será comprometido.

Por isso, estamos aqui. Comprometendo-nos a oferecer o que tempos de melhor para auxiliar, ainda mais, o crescimento da sua empresa e a excelência dos seus negócios.

Para obter maiores informações, por favor, entre em contato com nossos consultores.

Equipe PerspectivaMKT.

Consultoria de Marketing

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