PLANO DE MARKETING

PORQUE FAZER UM PLANO DE MARKETING?

Ao fazer um plano de marketing é possível identificar as oportunidades que podem gerar bons resultados para a organização, mostrando como penetrar com sucesso para obter as posições desejadas nos mercados, estabelecendo objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da empresa.

 

O QUE É PLANO DE MARKETING?

Um plano de marketing é um documento que formula um plano para comercializar produtos e/ou serviços. O plano global da empresa pode ser composto a partir de uma série de planos de marketing menores para produtos ou áreas individuais. Disciplina o planejador a colocar suas ideias, fatos e conclusões de uma maneira lógica que pode ser seguido por outros.

 

PORQUE O PLANO DE MARKETING É IMPORTANTE?


O plano de marketing é importante, pois determina, através de estudos de mercado, até mesmo o que, como e quando será produzido um bem, serviço ou ideia para a posterior venda a indivíduos ou grupos. É a base do plano estratégico.

A certeza de que o marketing é a ferramenta gerencial que mais influencia a evolução do homem e da sociedade já não é mais novidade. A busca incessante pela satisfação de necessidades e desejos, mesmo os mais utópicos, tem levado o homem ao progresso, em termos sociais e tecnológicos, e a resposta para a solução de determinadas necessidades. É o que todos os administradores de marketing consideram genialidade.

 

AS VANTAGENS DO PLANEJAMENTO DE MARKETING

O planejamento de marketing oferece vários benefícios. Um plano bem feito ajuda os membros do departamento de marketing a reconhecer onde seus esforços devem estar concentrados, observando e tirando o melhor aproveito das oportunidades no mercado. Também proporciona um meio de medir o desempenho do departamento de marketing pela comparação dos resultados com os objetivos.

 

A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE MARKETING


Existem tipos de planos diferentes, para diferentes propósitos e não apenas um “Plano de Marketing de Empresa”. Serão detalhados como: Plano Completo, Plano Básico, Plano Histórico e Plano para Novos Produtos.

– Plano Completo: Seria apropriado para o plano global da empresa e outros planos de marketing mais importantes.

– Plano Básico: Este já se enquadra mais com mercados bem delimitados e poderia ser mais útil ao tratar de um único produto. Não inclui a informação sobre orçamento e o demonstrativo de resultados.

– Plano Histórico: É uma avaliação da posição atual. Pode ser usado como a primeira etapa de um plano global ou ser utilizado para uma série de produtos diferentes a fim de se decidir qual dele tem o maior potencial. Geralmente engloba somente até o diagnóstico.

– Plano para Novos Produtos: Não existem dados históricos de venda, mas sim do produto que ele vai substituir ou de concorrentes. Caso seja um produto completamente novo, retém-se apenas na análise de mercado e concorrência. O orçamento é muito importante neste tipo de plano.

 

QUAIS ETAPAS DO PLANO DE MARKETING?

De acordo com Philip Kotler e Michael Porter, as etapas do plano de marketing para a sua formulação são as seguintes:

  • Determinar Fatores Chave de Sucesso;
  • Análise do Ambiente Externo (Oportunidades e Ameaças);
  • Análise do Ambiente Interno (Pontos Fortes e Fraquezas);
  • Formulação de Metas;
  • Formulação de Programas;
  • 4P’s Marketing MIX (Produto / Preço / Praça / Propaganda);
  • Implementação;
  • Feedback;
  • Sistema de Controle e Avaliação;
  • Atualização do Plano.

Nós podemos ajudar seu marketing a dar mais resultados positivos!

Fale Conosco

Siga-nos nas Redes Sociais!

Canais de Empreendedorismo e Comunicação Integrada da agência iD. Publicidade.

CASES DE SUCESSO

"