MARKETING CONTEÚDO

O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosíssima para atingir, influenciar, persuadir, fidelizar e atrair clientes. Através da criação de conteúdo de qualidade e relevante, publicado regularmente, é possível engajar o público, ganhar confiança e ter maior proximidade com quem se interessa por determinado assunto e que, com certeza, tem a ver com seu produto, serviço ou sua empresa como um todo.

É fato que hoje em dia não basta apenas estar presente na internet. Isso é apenas e tão somente o básico, ou seja, todos os seus concorrentes também estão lá. Redes sociais e até sites estão cada vez mais padronizados e qualquer um pode criar seus perfis e postar o que for nessas plataformas. Dessa forma, como se diferenciar da concorrência no ambiente digital? A resposta está no marketing de conteúdo!

 

COMO FUNCIONA O MARKETING DE CONTEÚDO?

Para entender como funciona o marketing de conteúdo é preciso compreender as principais premissas dessa atividade: planejamento, execução, divulgação e monitoramento. Cada uma dessas etapas tem sua importância para fazer marketing de conteúdo de verdade.

Tudo começa com o planejamento de marketing de conteúdo, onde são definidos os temas a serem abordados, a linguagem a ser utilizada e a definição das palavras-chave. Esse é o momento em que são definidas as estratégias que serão usadas para captar a atenção do leitor, os resultados esperados e a forma de mensuração de desempenho.

A execução é o momento em que o conteúdo é produzido. O texto deve ser escrito, primeiramente, de forma a entregar valor ao leitor, ou seja, seu material deve ter qualidade e relevância. Para completar a criação nessa etapa do marketing de conteúdo o uso das palavras-chave corretas, ao longo do texto, irá ajudar na otimização do conteúdo para os motores de busca. É o que se chama de SEO (Search Engine Optimization).

Podemos afirmar que estratégias de marketing de conteúdo como maior frequência das postagens e a utilização de imagens, vídeos, infográficos, podcasts, entre outros formatos, são ótimas formas de melhorar a indexação dos posts e o engajamento do público.

Após a publicação do conteúdo é preciso ir além dos buscadores, como o Google, por exemplo. É preciso leva-lo até o público-alvo por vários meios e formas, de forma que seja irresistível uma espiadinha ou mesmo um “mergulho de cabeça” no material. Redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp, SMS. Essas são algumas formas de divulgar a postagem para que ela seja consumida pela maioria do seu público.

Depois de tudo, é preciso monitorar e mensurar os resultados do marketing de conteúdo. Através dessas ações é possível saber o que está dando certo e o que não está, quais posts estão tendo maior repercussão, quais tem poucos acessos, quais palavras-chave estão tendo boa performance e, caso contrário, proceder ajustes no conteúdo.

 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO MARKETING DE CONTEÚDO?


Uma estratégia de marketing de conteúdo mais efetiva proporciona uma série de vantagens para seu negócio, dentre elas: aumento do tráfego do seu site; crescimento da lembrança de marca (brand awareness) e engajamento com a mesma; impulsionamento na geração de leads; redução do custo de aquisição de clientes; entre outras.

 

VANTAGENS DO MARKETING DE CONTEÚDO

Uma das maiores vantagens do marketing de conteúdo é o custo-benefício. Esse é um tipo de ação que tem baixo custo e resultados altamente relevantes. Quanto mais conteúdo de qualidade se produz, melhor a posição do website na busca do Google, por exemplo. Sem grandes investimentos, apenas com a criação de bons conteúdos é possível “colher” tráfico orgânico (gratuito) e isso certamente se traduz em mais negócios, mais vendas.

Se você quer explorar todo o potencial do marketing de conteúdo para o seu negócio, entre em contato com nossos consultores.

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