PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


ENTENDA PORQUE FAZER PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Como amplamente divulgado o conceito de “estratégia” é oriundo de um cenário de guerra. O autor de livros de administração de empresas, Idalberto Chiavenato diz que “As constantes lutas e batalhas ao longo dos séculos fizeram com que os militares começassem a pensar antes de agir. A condução das guerras passou a ser planejada com antecipação”, basta assistir a um bom filme de guerra para ver claramente a estratégia aplicada. Este conceito sofreu uma série de refinamentos e hoje, sem planejamento, uma empresa não sobrevive. Fazer planejamento estratégico aumenta a probabilidade de que, no futuro, a organização esteja no local certo e na hora certa.


O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?


Um planejamento estratégico empresarial oferece uma visão de futuro. É um instrumento que, independentemente do porte da organização, indica a direção certa a seguir. Para um dos mais conhecidos pensadores da administração moderna, Peter Drucker, “Planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; Organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”.


QUAIS ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

De acordo com Michael Porter, o planejamento estratégico possui as seguintes etapas para a formulação:

  • Visão do Negócio;
  • Missão do Negócio;
  • Determinar Objetivos;
  • Determinar Escopo da Diretriz Estratégica (Liderança de Custo ou Diferencial);
  • Formulação de Estratégias.

O processo de elaboração das etapas do planejamento estratégico pode conter, mais detalhadamente, as seguintes discussões a seguir:


DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO, VISÃO E MISSÃO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS


Na definição do que é o negócio, muitas empresas têm a tendência de encontrar a resposta no produto / serviço da organização. Isto pode levar a uma visão míope do que realmente é o negócio. O correto é analisar o benefício resultante do produto / serviço.

A declaração de missão deve refletir a razão de ser da empresa, geralmente é uma declaração curta, que destaca as atividades relacionadas. Já a visão da empresa é a definição de onde a mesma quer estar em um determinado período.

Estas três etapas são fundamentais para o processo de definição do Planejamento Estratégico nas empresas.


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SWOT: ANÁLISE DE AMBIENTE INTERNO E EXTERNO

Esta etapa é a definição das metas e estratégias, pois é da análise de ambiente que as estratégias são formuladas. A análise de ambiente, conhecida como SWOT, em inglês, é a definição das forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) da empresa que afetam diretamente no cumprimento da sua missão.


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É UM PROCESSO GERENCIAL QUE SE REFERE À FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS


As estratégias são escritas com base na análise de ambiente levantada, após uma priorização de principais objetivos e agrupamento por temas. A formulação de estratégias precisa estar voltada para o futuro da organização, porém, para ser bem descrita, necessita estar de acordo com as etapas anteriores (missão, visão, negócio e ambiente).


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO X PLANO DE AÇÃO: IMPLEMENTAR PROJETOS E CONTROLAR

Esta etapa garante a execução de tudo o que foi levantado e priorizado. Não adianta definir um desafiador planejamento estratégico se não houver um plano de ação capaz de promover a implementação e o acompanhamento. Para isto, o planejamento precisa ser apresentado à força de trabalho, assim como o comprometimento de quem participa destas discussões é fundamental para uma boa análise e definições dos objetivos.

Algumas empresas optam por efetuar algumas etapas deste planejamento estratégico com a participação de empregados de diversos setores, promovendo o comprometimento de todos, é a chamada gestão participativa.


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É UM PROCESSO CONTÍNUO DE SISTEMATICAMENTE ANALISAR UM NEGÓCIO COMO UM TODO

Outro aspecto importante para o sucesso da implementação do planejamento estratégico é ficar atento ao mercado, às mudanças, como: Uma empresa define a estratégia para ganhar um percentual de mercado e um ano depois seus dois maiores concorrentes se unem em uma fusão. O cenário mudou e a estratégia precisa ser revisada. O planejamento estratégico é um processo contínuo, não pode ser fixo, o processo precisa ser “vivo” e com a disciplina bem aplicada trará bons resultados para uma organização.

Bons negócios! Para obter mais informações, entre em contato com nossos consultores.

Fale Conosco

Siga-nos nas Redes Sociais!

Canais de Empreendedorismo e Comunicação Integrada da agência iD. Publicidade.