INBOUND MARKETING

Você gosta de ser interrompido quando está se informando, estudando ou se divertindo? Já pensou em quantas vezes algo ou alguém te atrapalhou quando você estava no ápice de um filme? E quando você estava quase vencendo o jogo? Imagino que não foram poucas… O conceito de marketing tradicional sempre foi baseado em interrupções. Tirar a atenção das pessoas nas suas tarefas cotidianas para mostrar as vantagens produtos de consumo era regra em um mundo totalmente offline. Mas o inbound marketing, também conhecido como marketing de permissão, veio para acabar com essa rotina.

 

O QUE É INBOUND MARKETING E OUTBOUND MARKETING?

O inbound marketing tem sua palavra-chave na ATRAÇÃO do público. A ideia principal é atrair o cliente, despertando sua atenção através de conteúdo relevante e geralmente gratuito. A produção e divulgação desse conteúdo é o que alimenta as ações de inbound marketing. Para que ele seja efetivo é preciso que seja genuíno, de qualidade e feito para as pessoas certas.

Já o oubound marketing é o conceito tradicional de marketing, cuja ideia principal é atrás do cliente, de forma ativa e, na maioria das vezes, massiva. Isso se traduz nas propagandas do rádio, TV, anúncios em jornais, revistas, outdoors, cartazes, panfletos, ou seja, na mídia tradicional. O outbound marketing está presente na internet também. É o caso de banners, pop-ups, e-mails em massa, entre outros formatos.

 

ESTRATÉGIA DE INBOUND MARKETING VALE PARA TUDO


Uma estratégia de inbound marketing pode ser aplicada em qualquer segmento de negócio, desde empresas de tecnologia, escolas, hospitais, indústrias, comércio, profissionais liberais, etc. Basta um tema de interesse do público (e nem precisa ser um grande público) para haver campo para a criação de conteúdo. O foco é informar, educar e entreter a audiência.

Tomando como exemplo uma loja de roupas. O primeiro passo é ter um site na internet que seja amigável ao usuário e possua técnicas de SEO (Search Engine Optimization) aplicadas. A partir daí, cria-se um blog, onde serão postados os conteúdos – textos, fotos, vídeos, podcasts, infográficos, entre outros – sobre temas de interesse dos clientes e “prospects” ou “leads” (aqueles que ainda não são seus clientes, mas podem vir a ser, tem potencial para serem).

A temática de conteúdo para inbound marketing, no caso de um comércio varejista de roupas, pode ser dicas de moda, tendências, lançamentos de coleções, estilo, design, acessórios, etc. É preciso ressaltar que devem ser produzidos conteúdos para as diversas etapas do funil de vendas, ou seja, visitantes do seu site podem estar no topo do funil e ainda não conhecem a sua loja ou já estarem no fundo, pesquisando peças e querendo adquirir algo que ainda não tem.

Depois de atraídos, os leads devem ser nutridos com ações de relacionamento. Nessa fase podem ser criadas campanhas de Mail Marketing, com newsletters, sobre temas de interesse, bem como programas e/ou cartões de fidelidade, ações de CRM, descontos, etc.

 

INBOUND MARKETING IMPORTÂNCIA E VANTAGENS


Ao investir no inbound marketing sua empresa estará atraindo o público certo. Muito mais do que quantidade, a palavra-chave desse modelo é qualidade. Enquanto no marketing tradicional as ações não necessariamente atingem quem está interessado, ou seja, somente algumas pessoas no meio da massa se sentirão atraídas pela oferta e se tornarão clientes, no inbound só se chama a atenção dos que demonstram potencial de compra futura.

Uma das principais vantagens do inbound marketing em relação ao marketing tradicional é a relação custo benefício. Ao cortar os investimentos no outbound sua empresa desaparece da mídia. Já no inbound, mesmo sem verba, os conteúdos produzidos e publicados perduram na web e podem continuar atraindo leads por muito tempo.

Além disso, o Inbound Marketing proporciona maior poder de convencimento do que as mídias tradicionais porque é um argumento baseado em informações sólidas e que se constrói ao longo do tempo, não de uma só vez. E tudo isso é monitorável, em tempo real, permitindo modificações e otimizações do que já foi publicado para a melhoria do desempenho.

 

AGÊNCIA DE INBOUND MARKETING

Somos uma agência de inbound marketing focada no sucesso de nossos clientes. Nossa metodologia de trabalho trata dos principais pontos que fortalecem um website:

Posicionamento nos principais sites de busca (Google, Bing e Yahoo);
– Presença em outros websites, blogs, portais, etc;
Credibilidade demonstrada pela empresa em seu website, percepção de segurança e privacidade do usuário, além dos direitos do consumidor;
Facilidade de navegação na página da empresa, sendo rápido e intuitivo aos usuários encontrar as informações que precisa;
– Eliminação de problemas técnicos e incompatibilidades, promovendo o correto funcionamento do website em todas as plataformas, dispositivos e navegadores da internet;
Conteúdo de qualidade, bem estruturado, atualizado e compatível com o perfil e o interesse do público que visita o site.

Para saber mais sobre como as ferramentas de inbound marketing podem potencializar o seu negócio, entre em contato com nossos consultores.

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