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O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosíssima para atingir, influenciar, persuadir, fidelizar e atrair clientes. Através da criação de conteúdo de qualidade e relevante, publicado regularmente, é possível engajar o público, ganhar confiança e ter maior proximidade com quem se interessa por determinado assunto e que, com certeza, tem a ver com seu produto, serviço ou sua empresa como um todo.
É fato que hoje em dia não basta apenas estar presente na internet. Isso é apenas e tão somente o básico, ou seja, todos os seus concorrentes também estão lá. Redes sociais e até sites estão cada vez mais padronizados e qualquer um pode criar seus perfis e postar o que for nessas plataformas. Dessa forma, como se diferenciar da concorrência no ambiente digital? A resposta está no marketing de conteúdo!
COMO FUNCIONA O MARKETING DE CONTEÚDO?
Para entender como funciona o marketing de conteúdo é preciso compreender as principais premissas dessa atividade: planejamento, execução, divulgação e monitoramento. Cada uma dessas etapas tem sua importância para fazer marketing de conteúdo de verdade.
Tudo começa com o planejamento de marketing de conteúdo, onde são definidos os temas a serem abordados, a linguagem a ser utilizada e a definição das palavras-chave. Esse é o momento em que são definidas as estratégias que serão usadas para captar a atenção do leitor, os resultados esperados e a forma de mensuração de desempenho.
A execução é o momento em que o conteúdo é produzido. O texto deve ser escrito, primeiramente, de forma a entregar valor ao leitor, ou seja, seu material deve ter qualidade e relevância. Para completar a criação nessa etapa do marketing de conteúdo o uso das palavras-chave corretas, ao longo do texto, irá ajudar na otimização do conteúdo para os motores de busca. É o que se chama de SEO (Search Engine Optimization).
Podemos afirmar que estratégias de marketing de conteúdo como maior frequência das postagens e a utilização de imagens, vídeos, infográficos, podcasts, entre outros formatos, são ótimas formas de melhorar a indexação dos posts e o engajamento do público.
Após a publicação do conteúdo é preciso ir além dos buscadores, como o Google, por exemplo. É preciso leva-lo até o público-alvo por vários meios e formas, de forma que seja irresistível uma espiadinha ou mesmo um “mergulho de cabeça” no material. Redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp, SMS. Essas são algumas formas de divulgar a postagem para que ela seja consumida pela maioria do seu público.
Depois de tudo, é preciso monitorar e mensurar os resultados do marketing de conteúdo. Através dessas ações é possível saber o que está dando certo e o que não está, quais posts estão tendo maior repercussão, quais tem poucos acessos, quais palavras-chave estão tendo boa performance e, caso contrário, proceder ajustes no conteúdo.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO MARKETING DE CONTEÚDO?
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Uma estratégia de marketing de conteúdo mais efetiva proporciona uma série de vantagens para seu negócio, dentre elas: aumento do tráfego do seu site; crescimento da lembrança de marca (brand awareness) e engajamento com a mesma; impulsionamento na geração de leads; redução do custo de aquisição de clientes; entre outras.
VANTAGENS DO MARKETING DE CONTEÚDO
Uma das maiores vantagens do marketing de conteúdo é o custo-benefício. Esse é um tipo de ação que tem baixo custo e resultados altamente relevantes. Quanto mais conteúdo de qualidade se produz, melhor a posição do website na busca do Google, por exemplo. Sem grandes investimentos, apenas com a criação de bons conteúdos é possível “colher” tráfico orgânico (gratuito) e isso certamente se traduz em mais negócios, mais vendas.
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